Bem-Vindos!

A SERVIRURI - Prestação de Serviços Técnico-Agrícolas, Lda, é uma empresa sediada na cidade de Vila Real, com instalações
espalhadas pelos Distritos de Vila Real e Bragança, cujo objectivo fundamental é servir toda a fileira do sector Agrícola,
Florestal e dos Espaços Verdes.
A nossa principal actividade, neste momento, é a produção e comercialização de um vasto leque de Espécies
Fruteiras, Florestais e Ornamentais.
Ao seu dispor temos cerca de 10 ha de Viveiros, localizados em Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Mirandela,
onde poderemos multiplicar a variedade/espécie que pretende, caso não conste dos nossos catálogos.
Possuímos ainda um grupo de Técnicos Qualificados que o poderão ajudar a tomar as decisões
mais acertadas, para que possa tirar o máximo partido da sua exploração.

Sempre que necessitar não hesite em nos contactar.

FRAMBOESA

Caros Amigos e Clientes,

Em Portugal tem-se verificado, nos últimos tempos, um forte incremento no interesse sobre o cultivo dos Pequenos Frutos, nomeadamente, Mirtilos, Framboesas, Groselhas e Amoras.



De entre estes frutos, também conhecidos por Frutos do Bosque, a Framboesa é a mais cultivada em todo o mundo (excluindo o morango).






Este pequeno fruto é muitas vezes confundido com a amora, no entanto, o facto de apresentar-se oco após separar-se da planta faz com que um olhar ligeiramente mais atento seja capaz de o identificar correctamente.


Como acontece noutras outras espécies fruteiras, também no caso da Framboesa, existem diferentes variedades que apresentam características bastante diferentes entre elas.
Assim sendo, no caso da Framboesa existem dois factores que facilmente as distinguem, a sua coloração e o seu hábito de produção.




Quanto à coloração a Framboesa poderá apresentar várias tonalidades de vermelho, ou então um amarelo vivo.






No que diz respeito à sua forma de produção podemos optar por variedades remontantes e variedades não remontantes. De referir que a importância da escolha da variedade, quanto à sua forma de produção, depende sobretudo da região onde vai ser realizada a plantação, época de colheita desejada e modo de produção a implementar.
A grande diferença entre variedades remontantes e não remontantes prende-se com o local de produção na planta.
Enquanto as variedades remontantes produzem, essencialmente, nos ramos do próprio ano, as variedades não remontantes produzem, sobretudo, sobre os ramos do ano anterior.
Este aspecto é, especialmente, importante aquando da poda, já que esta deve ser distinta para cada um dos casos, para que não se corra o risco de eliminar os ramos produtivos.






Nas framboeseiras a poda é muitas vezes o factor que vai definir a data de maturação, o seu prolongamento ou a ocorrência de duas épocas de colheita distintas.




Para além das características distintivas apresentadas, também a época natural de maturação é um factor a ter em conta, no momento de adquirir as suas plantas. Nas framboesas poderá encontrar variedades mais precoces ou mais tardias, capazes de se adaptar aquilo que são os seus desejos de produção.

De entre um vasto leque de variedades disponíveis no mercado, na SERVIRURI poderá encontrar entre outras as seguintes variedades:

Remontantes Vermelhas: Autumn Bliss, Polka, Heritage e Polana;
Remontantes Amarelas: Fallgold e Poranna Rosa;

Não Remontantes Vermelhas: Glen Ample, Meeker, Willamette e Tulameen;
Não Remontantes Amarelas: Golden Queen.


Na SERVIRURI temos ao seu dispor um vasto leque de espécies e variedades, que seguramente poderão satisfazer as suas necessidades.